Notícias

Encontro mobiliza para educação fiscal

 O encontro de Educação Fiscal Estadual mobilizou, na quarta-feira, 19, professores da rede pública e particular, gestores municipais e representantes de entidades sociais em Porto Alegre para ampliar a percepção da sociedade sobre a importância dos impostos e do controle social da destinação dos recursos arrecadados. Foi o primeiro encontro do ano para tratar do tema que se desenvolve no Rio Grande do Sul desde 2003, e em Porto Alegre desde 2014. “Nossa ideia é pulverizar os princípios de ética e cidadania e fazer com que a criança possa se desenvolver e entender a importância do pagamento dos tributos”, afirmou o coordenador do Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe/RS), auditor-fiscal Randal Guimarães.

 De acordo com o secretário Municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, que esteve representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior na abertura do evento, o Programa Municipal de Educação Fiscal de Porto Alegre está integrado com os programas de educação fiscal do Estado e do Governo Federal, promovendo cursos e oficinas complementares para a formação de multiplicadores. “O objetivo é disseminar os temas fiscais junto à sociedade, debatendo sobre a correta aplicação dos recursos públicos”, disse Busatto. Com ênfase em receita, despesa, orçamento e transparência, o Programa de Educação Fiscal de Porto Alegre  oferece cursos de formação para professores da rede municipal, visando à inclusão de temas fiscais na formação dos alunos do ensino fundamental e ensino médio.

 O seminário de abertura lotou o auditório Itapema do Hotel Plaza São Rafael e contou com as presenças do contador e auditor-geral do Estado (Cage), Álvaro Fakredin; do subsecretário da Receita Estadual, Mário Wunderlich dos Santos; do subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, e do coordenador do Programa de Educação Fiscal de Porto Alegre, Mauro Hidalgo Garcia.   

 

 

 



  

Fale conosco