Notícias

Professora de economia da UFRGS recebe diploma de honra ao mérito

Em reconhecimento pelos 10 anos de participação com alunos nas audiências públicas da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul - Cefor, a professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rosa Chieza, foi agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

A docente ministra a disciplina de Economia do Setor Público na Faculdade de Ciências Econômicas e coordena a ação de extensão, contribuindo para o enriquecimento do debate durante as audiências públicas de gestão fiscal,  realizadas pelo município em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A professora foi pioneira no sentido de difundir, incentivar e organizar a participação de estudantes universitários nas audiências públicas de gestão fiscal que ocorrem quadrimestralmente junto à Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul da Câmara”, destacou o vereador Idenir Cecchim, autor da proposta.

Para Rosa Chieza, as normas vigentes possibilitaram a ampliação da transparência na esfera pública, porém ainda é necessária a ampliação do controle social e a disseminação da cultura da participação. “No Brasil vigora um conjunto de normas que estabelece os direitos dos cidadãos quanto à transparência e acesso a informação, no entanto, ainda carece a ampliação do controle social”, enfatizou.

A solenidade foi realizada no Plenário Otávio Rocha, em 29 de abril, e contou com a presença de vereadores, professores e alunos da UFGRS , representantes da Secretaria Municipal da Fazenda e integrantes do Programa Municipal de Educação Fiscal de Porto Alegre.
 



  

Fale conosco